sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cantigas de Ninar



Amor de pai e mãe não tem igual. No entanto quem inventou as músicas que eles cantavam pra gente não tinha nenhum valor familiar.
Vejamos por exemplo as canções de ninar que escutávamos pra dormir.
Geralmente pai e mãe bota bebê pra dormir quando está de saco cheio, independente da vontade da criança em se entregar aos braços de Morpheus, convenhamos que nesse cenário a escolha das canções é horrível, tipo, BOI DA CARA PRETA.

Numa boa, queriam me por pra dormir e falavam,

"boi boi boi, boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta."

Primeiro que isso era uma grande calúnia: EU NÃO TINHA MEDO DE CARETA, NUNCA TIVE. Mas nem sabia falar então nem podia contra-argumentar, então eu pensava: FUDEU vou dormir e o tal boi da cara preta vai vir quente aqui em casa e até eu explicar que não tinha medo de careta já fui ruminado pelo bovino dos infernos. Eu que já não queria dormir, entrava numa paranóia, que o que me restava era chorar em protesto e desespero.

Quando não era o Boi era a merda da Cuca.

"Nana nenem que a Cuca vem pegar"


Não importava, era eu dormir que vinha algum ser sobrenatural atrás da minha alma. Pra que eu ia "nanar" se a cuca tava vindo? E ainda me deixavam sozinho porque o "papai ia pra roça e a mamãe ia trabalhar."

As músicas que os pais cantam para as crianças nunca fizeram sentido na minha cabeça. A do Tororó por exemplo:

"Fui no tororó beber água e não achei", PORRA!!!! Vamos lá:

1 - Pra quem não sabe Tororó é uma Lagoa lá em Salvador (Foto ai em cima). Se eles não acharam água lá ou eles são cegos ou então o aquecimento global é mais sério e antigo que eu pensava
2 - E outra, não tinha nenhum lugar mais perto pra ir beber água não? Geladeira e filtro nem pensar né? mas continuando:

"Achei bela Morena que no tororó deixei"

Quando era meu pai quem cantava essa música, as coisas tinham mais sentido. Aí pegar água no tororó era só uma desculpa pra poder dar um trato na Baiana que ele conheceu num carnaval desses da vida. Até porque depois a água que se dane porque a música já tomava outro sentido: "Aproveita minha gente que uma noite não é nada, se não dormir agora dormirá de madrugada" ou seja, Nada de dormir... é ferro na boneca a noite toda, depois de madrugada você descansa em casa.

Mas a mais sádica de todas é a do Balão

"Cai Cai Balão, Cai Cai Balão AQUI NA MINHA MÃO" Po sério? Na minha mão? Daí eu viro a versão mirim do Tocha Humana!!! E era uma parada meio imposta, tinha que ficar parado esperando a combustão porque o resto da música era "Não vou lá, Não vou lá, Não vou lá, tenho medo de apanhar" ou seja, fica aí muleque filho da puta e pega essa merda de balão, porque se você for lá o coro come.

É, acho que ninguém nunca se tocou nessas letras.

6 comentários:

  1. Ahhh adorei o post !
    Realmente, como é que a gente dormia hein??
    Pq vamos combinar, funcionava , kkkkkk

    ;D

    ResponderExcluir
  2. é verdade, chorávamos tanto que dormiamos de cansaço hehe

    ResponderExcluir
  3. Eu vi (ou ouvi) uma vez que era "Itororó", o que também nem imagino o do que se trata... :)

    ResponderExcluir
  4. E a batatinha quando nasce?! Todo mundo acha que ela é bagunceira... e "se esparrama pelo chão"

    mas na verdade ela "espalha rama pelo chão" - aqueles matinhos, verdinhos, colado na terra!

    ResponderExcluir
  5. A gente dormia por medo e pra nos deixarem logo em paz e pararem de cantar essas músicas que são um pé no saco!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom bruno!!! O da baiana é o melhor "Nada de dormir... é ferro na boneca a noite toda, depois de madrugada você descansa em casa."

    ResponderExcluir