terça-feira, 25 de maio de 2010

MUSICA POPULAR BRASILEIRA

Já escrevi aqui um texto sobre Cantigas de Ninar (aqui) onde precisava dividir minha total incompreensão e traumas com as letras das famosas musiquinhas que nossas mães cantarolavam para dormirmos. Pois bem, o negócio é que essa falta de coerência extrapola as melodias pueris e se espalha pela MPB. Eu juro que queria entender o que se passa na cabeça de alguns compositores quando escrevem determinadas letras. Por exemplo:



Que tipo de mensagem o Djavan quer passar com:

"Açaí, Guardiã
Zum de Besouro, um imã
Branca é a tez da manhã."


Primeiro, O açaí eu pensava que era macho. No mínimo GuardiãO. E Guardiã de que???? Da Granola? da Tapioca? Sem nem ao menos explicar o que o Açaí tá guardando já entra a merda do inseto no meio da história sendo que o Besouro deixou de pertencer ao reino animal, filo - Artrópode e virou um dipolo ferromagnético. Na boa, é MUITO ÁCIDO NA CABEÇA. E nessa altura, TUDO QUE EU PRECISAVA SABER é que a tez da manhã que é Branca. Porra, quase caio pra trás tamanha é a minha surpresa com essa descoberta.
Mas o legal mesmo, é que tem gente que canta isso com um sentimento impressionante. Fecha o olho e pensa que tá cuspindo poesia.

Maldito Leonardo Canta:

"Vamos pegar o primeiro avião
com destino a felicidade
a felicidadeeee
Pra mim é VOCÊ"


PRESTEM ATENÇÃO...

Ele chama a mulher pra pegar um AVIÃO e ir até a Felicidade. Só que a Felicidade pra ele é EXATAMENTE quem ele está convidando. Ele tá chamando a mulher pra pegar um avião cujo destino é... ELA. Imagina a cara de confusão da mulher quando ele fala que a tal Felicidade é a própria infeliz??? E Ela pensando que era uma cidadezinha paradisiaca inexplorada do litoral Nordestino.

Faroeste Caboclo pra muitos é um TEXTO RACIONAL mas o que dizer dessa parte:

Ficou cansado de tentar achar resposta
E comprou uma passagem, foi direto a Salvador.

E lá chegando foi tomar um cafezinho
E encontrou um boiadeiro com quem foi falar
E o boiadeiro tinha uma passagem e ia perder a viagem
Mas João foi lhe salvar

Dizia ele: ‘Estou indo pra Brasília
Neste país lugar melhor não há
Estou precisando visitar a minha filha
Eu fico aqui e você vai no meu lugar’


Vamos lá, o cara vai pra Salvador de bobeira, encontra um BOIADEIRO qualquer e resolve do nada ajudar o cara. A parada é que ele tava indo pra Brasília que é O ME-LHOR LU-GAR DO MUN-DO.
VÁ SE FU-DER!!! BRASILIA???????
Mas OK. E vejam bem ele PRECISAVA visitar a filha dele. DO NADA ele liga o FODA-SE pra garota, resolve ficar em Salvador e manda o boiadeiro no lugar dele. Um boiadeiro que ele nem conhecia pra encontrar a filha com quem ele estava TÃO PREOCUPADO.

Agora vem cá,
"Pra entender o Erê tem que estar moleque né?".
Digamos que eu quisesse entender o tal do Erê, como eu faço pra ficar moleque? Me fantasio de Sérgio Malandro? Bermuda, suspensórios e Bonézinho pro lado?
E mesmo que eu consiga, eu ainda tenho que "Conquistar alguém, e a consciencia leve", ou seja o Erê só respeita quem é pegador e tá chapado.

Essa interpretação aqui eu escutei uma vez e achei muito boa, me fez pensar... ALguém já prestou atenção na história que se passa na letra da música NEGA DO CABELO DURO? NÃO? ENTÃO POR FAVOR:



"Olha a Nega do Cabelo Duro
Que não gosta de pentear
quando passa na baixa do Tubo
O negão começa a gritar
PEGA ELA AE, PEGA ELA AE
PRA QUE?
PRA PASSAR BATOM
DE QUE COR?
VIOLETA, NA BOCA E NA BOCHECHA"


Cara, imagina a Nega saindo de casa, indo pro trabalho, pro mercado, sei lá, TODA DESPENTEADA, com o Black Power daqueles que dá pra perder um poodle dentro, andando despretensiosamente pela BAIXA DO TUBO que já é um bairro punk de Salvador. Provavelmente ela não tinha dinheiro nem pro ônibus pra tar dando mole por ali... Quando de repente o NEGÃO surge do nada e começa a gritar PEGA ESSA NEGA, PEGA ELA AEEEE, PEEEEEEGAAAA... ALguem consegue imaginar o susto que essa pobre coitada não deve ter levado? Deve ter pensado, FUDEU. Vão me assaltar, estuprar e assasinar.
A Gangue do Negão, que devia estar a toa, começa a correr atrás da nega mas vendo que era uma nega muito da desleixada, com um puta cabelo durão, questionam a utilidade daquela missão. PORRA ESSA NEGA FEIA? MAS PRA QUE?
PRA PASSAR BATOMMMMMM. Fala o Negão. Os caras devem ter se entreolhado e imaginado. Caralho! Esse negão é mulata. Essa hora até a nega deve ter parado de correr e ficado sem entender nada. E o Negão ainda se faz mais específico. VAMO PASSAR BATOM NESSA NEGA, NA BOCA E NA BOCHECHA.
Coitada da Nega, já era toda mulamba e ainda vai ficar parecendo que saiu do trote da faculdade.

Tem mais música pra análise... EM breve mais...

A tempo, Esse tal do Tchan deve ser mesmo perigoso, se alguem ver passando por ai SEGURA E AMARRA o desgraçado

10 comentários:

  1. Colaboração Marcos MoLima para entender o Erê

    ResponderExcluir
  2. Caralhoooo... Ri muito.. Hahahahaha...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Bruno....CHOREI de rir...

    ResponderExcluir
  4. Bruno te acho lindo demais bjs

    ResponderExcluir
  5. muuuito bom ..
    escreva mais '-'

    ResponderExcluir
  6. ameiii ...escreva sempre..bj Sõ

    ResponderExcluir
  7. Gosto de comer batata com avelãs. E porquê avelãs? Pois por vezes transformo-me em esquilo. E os esquilos gostam de avelãs. Mas há um problemas esquilos não comem batata! Então porque é que como batata? Pois por vezes transformo-me em escaravelho da batata. Então mas surge um novo problema! Eu como batata com avelãs, ou avelãs com batata...Depois de muitos estudos e pesquisas tomei conhecimento que nessas alturas estou transformada num escaravelho da batata e num esquilo. Pois como batata como o escaravelho e avelãs como o esquilo! Animou-me bastante esta descoberta e só por ter encontrado a resposta à minha grande dúvida que vinha já de longos anos para trás comi um bom prato de batatas e avelãs e imitei o som de um esquilo e voei como escaravelho! Mas como é que será o barulho dos esquilos? Eu não sei....pois quando me transformo em esquilo realizo muitas MACACADAS mas quando volto a ser um texugo já não me lembro de nada! Sim é verdade....Sou um texugo....Tenho mania de saltar para cima do teclado e escrever aquilo que sinto, as minhas dúvidas, preocupações etc. Enfim expressar me ao máximo e armar me em Fernando Pessoa. Eu para além de um texugo sou um escaravelho da batata. O escaravelho da batata gosta de batata e é só isso que faz na vida, come batatas: também gosta de maçã....Sou um esquilo que gosta de avelãs e salto de árvore em árvore. E sou também um macaco que gosta de comer bananas a ver os Morangos com Açúcar. Em fim sou eu o Texugo Alberto filho da Conceição e do Fernando. Obrigado por este pequeno espaço de tempo que vos fiz perder mas considero as minhas dúvidas importantes e as minhas respostas esclarecedoras para aquelas pessoas que têm o mesmo problema que eu!
    Melhores comprimentos do Texugo Alberto
    PS: Comer avelãs com batatas é muito saboroso e saudável.
    Comer bananas a ver os Morangos com Açúcar aumenta a nossa capacidade de concentração.

    ResponderExcluir
  8. hahah caro texugo alberto... muito interesante sua dieta alimentar

    ResponderExcluir
  9. Cara, eu tô rachando de tanto rir! Este blog é fenomenal! Parabéns pelo bom humor.

    ResponderExcluir